Já é sabido que a presença digital atribui valor e que uma comunicação assertiva é um diferencial competitivo, principalmente nos ramos Empresarial e político.
Sendo assim, ser destaque não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Dessa necessidade nasce o essencial conceito de Marca Pessoal (ou Personal Branding). Nesse contexto,vale ressaltar que VOCÊ é, sem dúvidas,a sua melhor marca. A forma como você se comunica e pelo que comunica (fala,veste, lugares que frequenta, posicionamentos) pode delimitar sua jornada de sucesso.
Mas é importante ressaltar que uma marca pessoal sólida vai além da aparência ou do tipo de post que fazemos nas redes sociais.Trata-se da construção e/ou consolidação de uma identidade que transmita credibilidade a seus clientes, empregadores ou eleitores. Essa identidade deve mostrar alinhamento entre quem você é, seus "Valores" e suas habilidades. Só estará comunicando coerência, o que resultará em reconhecimento e valorização.
Essa identidade é construída com alguns passos que podem ser auxiliados por um(a) consultor(a) de comunicação. São eles:
1. Autoconhecimento
○ Objetivos
○ Pontos fortes
○ Pontos fracos
○ Talentos
○ Áreas que precisam de atenção
2. Comunicação autêntica
○ Seja em uma conversa de negócios,um encontro informal ou uma postagem nas redes,comunique-se com autenticidade.
Isso contribui diretamente para fortalecer (ou enfraquecer) sua marca. Por isso,o papel do consultor é tão importante.
Para concluirmos, todo esse processo de construção não ocorre do dia para a noite; é algo contínuo. Requer cuidado constante com planejamento,consistência e autenticidade.
Por experiência própria - que em momento oportuno relato com mais detalhes aqui -,é uma jornada intencional, onde, no caminho, encontramos a realização dos nossos objetivos. Nessa estrada, seguindo os passos certos,o sucesso é inevitável.
A cada passo,nos tornamos um profissional, uma liderança, um empresário que as pessoas admiram e querem se conectar.